quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Mons. Guido Marini fala da liturgia papal de Bento XVI

- Rádio Vaticano: Monsenhor Marini, como você define o estilo litúrgico do Papa Bento XVI?

Monsenhor Marini: Esta não é uma pergunta fácil, porque o estilo litúrgico engloba tanto o exterior como o interior da dimensão de celebrar - e naturalmente a respectiva compreensão do que é a liturgia. Acho que o estilo litúrgico do Papa Bento XVI engloba tanto a sobriedade que tem sempre caracterizado a liturgia Romana, e o sentido do mistério e do sagrado. And then E então eu vejo uma grande viragem no sentido do Senhor que afinal está presente em cada momento da celebração.

Rádio Vaticano: No centro de cada celebração, não existe o sacerdote, e isso significa que nem mesmo o Papa, mas Cristo ressuscitado. Agora, os críticos dizem que alguns destes novos elementos distraiem os fiéis, em vez de ajudá-los a concentrar-se no essencial. Qual é a vossa posição sobre esta matéria?

Monsignor Marini: I don't believe that these elements distract. Monsenhor Marini: Eu não acredito que estes elementos distraem. Naturalmente há que ter cuidado que o Senhor continue a ocupar o centro. O perigo da distracção está sempre lá, e, portanto, é necessária uma educação que leve de volta ao centro. Mas tudo na liturgia, também nos seus pormenores, que transmitem beleza, harmonia e esplendor, não distraiem do mistério de Deus, mas realmente ajudam a encontrar Aquele que é infinita Beleza.

Rádio Vaticano: Em que medida é que o próprio Papa Bento sugere mudanças nos seus serviços? Ou é você quem as sugere aoPapa?

Monsenhor Marini: Para dizer a verdade: Neste momento em que eu tive a graça de estar perto do Santo Padre não é que eu tenha recebido instruções de cada vez. É antes uma conversa, uma troca de idéias, uma colaboração. Pela minha parte eu tento sugerir e apresentar elementos litúrgicos ao Santo Padre. Ele pesa a favor e contra, exprime a sua ideia e, em seguida, dá uma orientação clara qual é seguida.

Rádio Vaticano: Por exemplo?

Monsenhor Marini: Você mencionou antes algumas "inovações", entre aspas, na liturgia. Por exemplo então a Comunhão: Quem a recebe das mãos do Santo Padre, recebe-a de joelhos. Tal sugestão foi apresentada pelo Santo Padre, e ele deu suas instruções neste sentido.