domingo, 19 de agosto de 2012

FESTA DE S.JOÃO EUDES


(1601 - 1680)
Œuvres complètes de saint Jean Eudes numérisées par l'Abbé Jean-Rémi Côté, c.j.m. (cotejr8@videotron.ca)Tome 1 :
La vie et le royaume de Jésus dans les âmes chrétiennes
(pdf Mo, 19, Lethielleux, éditeur) Tome 2 :
De l'honneur dû aux lieux saints. - Méditations sur l'humilité. - Entretiens de l'âme chrétienne avec son Dieu. - Contrat de l'homme avec Dieu par le saint baptême. - Exercice de piété. - La vie du chrétien ou le catéchisme de la mission.
(pdf 3 Mo, 1906, Beauchesnes et Cie, éditeurs) Tome 3 :
Le mémorial de la vie ecclésiastique.
Manuel contenant plusieurs exercices de piété pour l'usage d'une Communauté ecclésiastique.
(pdf 3 Mo, 1906, Beauchesnes et Cie, éditeurs) Tome 4 :
Le prédicateur apostolique.
Le bon confesseur.
Avertissement aux confesseurs missionnaires.
la manière de bien servir la messe.
(pdf 3 Mo, 1907, Beauchesnes et Cie, éditeurs) Tome 5 :
L'enfance admirable de la très sainte Mère de Dieu.
(pdf 3 Mo, 1907, Beauchesnes et Cie, éditeurs) Tome 6 :
Le Cœur admirable de la très sacrée Mère de Dieu ou la dévotion au très saint Cœur de la bienheureuse Vierge Marie. Livres I à IV.
(pdf 5 Mo, 1908, Beauchesnes et Cie, éditeurs) Tome 7 :
Le Cœur admirable de la très sacrée Mère de Dieu ou la dévotion au très saint Cœur de la bienheureuse Vierge Marie. Livres V à IX.
(pdf 4 Mo, 1908, Beauchesnes et Cie, éditeurs) Tome 8 :
Le Cœur admirable de la très sacrée Mère de Dieu ou la dévotion au très saint Cœur de la bienheureuse Vierge Marie. Livres X à XII.
(pdf 4 Mo, 1908, Beauchesnes et Cie, éditeurs) Tome 9 :
La dévotion au très saint Cœur et au très sacré Nom de la bienheureuse Vierge Marie.
La dévotion au très saint Cœur de la très précieuse Vierge Marie Mère de Dieu.
L'institution de la sainte Confrérie et Société du Sacré Cœur de Jésus et de Marie.
Règlement de la Société du très saint Cœur de la Mère Admirable.
Règles et constitutions de la Congrégation de Jésus et Marie.
(pdf 4 Mo, 1909, Beauchesnes et Cie, éditeurs) Tome 10 :
Règles de saint Augustin et Constitutions pour les sœurs religieuses de Notre-Dame de Charité. Lettres du bienheureux Jean Eudes :
Livre I - Lettres aux prêtres de la Congrégation de Jésus et Marie.
Livre II - Lettres aux religieuses de Notre-Dame de Charité.
(pdf 8 Mo, 1909, Beauchesnes et Cie, éditeurs) Tome 11 :
Lettres du bienheureux Jean Eudes :
Livre III - Lettres à diverses personnes.
Offices dressés en l'honneur de Notre-Seigneur Jésus-Christ, de sa Très Sainte Mère, de Saint Joseph, de Saint Gabriel, des Saints Prêtres et Lévites, et de plusieurs autres Saints.
(pdf 12 Mo, 1910, Beauchesnes et Cie, éditeurs) Tome 12 :
Les petits offices.
Opuscules et fragments.
Table des Pères et Écrivains ecclésiastiques cités dans les Œuvres complètes du B. J. Eudes.
Table des références bibliques.
Table analytique de toutes les matières.
(pdf 5 Mo, 1911, Beauchesnes et Cie, éditeurs)
JesusMarie.com


ORAR COM S.JOÃO EUDES

ORAR COM JOÃO EUDES
Na Escola Francesa de espiritualidade, que enfatiza o mistério da Encarnação do Senhor, são João Eudes, no século XVll, convidava todos os cristãos, que tinham esquecido os compromissos adquiridos por seu batismo, a reencontrar a riqueza deste compromisso batismal.
Nas missões que pregava, nos seminários e nas casas de Nossa Senhora da Caridade, ele oferece meios bem concretos para viver a cada dia como um verdadeiro batizado e assim "fazer viver e reinar Jesus" em cada cristão que para ele é "outro Jesus Cristo na terra".
Um caminho de oração
São João Eudes legou-nos sua maneira de orar em quatro movimentos:
  • ADORAR: contemplar, maravilhar-se, admirar.
  • DAR GRAÇAS: reconhecer os dons do Senhor, dizer obrigado...
  • VIVER O PERDÃO: tomar consciência da distância que existe entre minha própria vida e as maravilhas do Amor de Deus.
  • DAR-SE A JESUS: dar-se para ser testemunha, dar-se para a Missão...




Estes quatro movimentos são quatro atitudes interiores que temos de desenvolver e que supõem tomar tempo para acolher-se, acolher o Outro, Deus, e receber-se da parte de Deus.
Adoremos a Deus no imenso Amor que ele tem para com todas as suas criaturas e para com cada um de nós em particular. Bendigamo-lo, amemo-lo.

Agradeçamos-lhe pelos benefícios inúmeros do seu Amor.

Peçamos-lhe perdão por todas as nossas ingratidões para com ele e por nossas faltas de caridade para com o próximo.

Demo-nos ao Amor de Deus, para que ele quebre todas as nossas resistências e reine perfeitamente em nós.


Jesus vive em mim

Jesus, Deus de minha vida, de meu coração
Que tens um desejo infinito de viver em mim
Para que eu viva em Ti, com vida santa e celestial,
Perdoa-me os tropeços que coloquei a teus desígnios,
Com meus pecados e infidelidades
Extingue em mim a vida do velho Adão
E estabelece em seu lugar tua vida santa e perfeita.
Que vivas plenamente em meu espírito,
Em meu coração e em minha alma,
Para realizar neles
O que redunde em tua glória.
Peço-te Mãe de Jesus,
Que me concedas de teu Filho
O cumprimento destes desejos. (O.C. I, 434).


Jesus em tudo

Por tuas grandezas e perfeições, ó Jesus,
Mereces infinita adoração, honra e louvor.
Porque me colocaste no mundo só para glorificar-te,
Abençoar-te e engrandecer-te.
Por isso suplico a teu Pai Eterno, a teu Espírito Santo,
A teus anjos e santos
E a todas as criaturas do céu da terra
Que te abençoem comigo, por tudo que Tu és
Contigo mesmo, com teu Espírito Santo,
Com tua santa Mãe, com teus anjos e santos
Com todos os homens, com todos os cristãos
Comigo em particular e com todas as criaturas.
Peço-te perdão, ó Jesus,
Porque em lugar de louvar-te e glorificar-te,
Amiúde te desonro e ofendo.
Ofereço-te, em satisfação, os louvores
Que recebes no céu e na terra.
Entrego-me inteiramente a Ti,
Para que destruas em mim
Tudo quanto se oponha a tua glória
E transformes tudo que é meu
Em louvores e bênçãos para Ti. (O.C. I, 374).


Ao despontar o dia

Ó Jesus, único amor de meu coração,
Quando te amarei perfeitamente?

Dissipa, ó sol divino, as trevas de meu espírito
E incêndia as frialdades de meu coração.

Como tu, ó Jesus, te deste totalmente a mim,
Que eu seja inteiramente teu para sempre.

Mãe de Jesus, manifesta que és sua Mãe
Formando-o e fazendo-o viver em mim. (O.C. I, 119).

Um só coração

Jesus, Filho único de Deus, tu quiseste,
Ser o único filho de Maria,
Comunica-nos tuas qualidades de filho,
Recebe-nos como irmãos teus,
Faze-nos participar do amor que dás a teu Pai
E do amor que recebes dEle,
Para que amemos a Jesus com o Coração de Maria
E a Maria com o Coração de Jesus,
E não tenhamos senão um só coração
E um só amor com Jesus e Maria. (O.C. VIII,105)

Ó Coração amantíssimo de minha Mãe
Peço-te que sejas o coração de meu coração
A alma de minha alma e a vida de minha vida. (O.C. VIII,37)

Dou-te graças sem fim, Espírito adorável,
Por enriquecer o Coração de tua divina Esposa
Com todos os tesouros de tua infinita bondade. (O.C. VIII,158)


Operários para a vinha do Senhor

Ó Salvador, infinitamente misericordioso,
Prostrado a teus pés, suplico-te, de todo coração,
E rogo a teus anjos e santos que reforcem minha súplica,
Que tenhas piedade dos pobres seres humanos
Criados a Tua imagem e semelhança
E resgatados com teu sangue precioso,
Que perecem porque ninguém lhes estende a mão.

Envia, Senhor, operários de tua vinha,
Faz reviver nos pastores e sacerdotes de tua Igreja
Aquele espírito apostólico
Em que ardiam teus amados apóstolos e discípulos.

Acende seus corações no fogo do teu amor,
E dá-lhes uma sede ardente por tua glória
E pela salvação das almas. (O.C. VIII,537)

Vale de lágrimas

Virgem cheia de ternura e de misericórdia,
Olha com teus olhos maternais tantas misérias e tantas
Desditas que enchem a terra.
Tantos pobres, viúvas, órfãos, enfermos, prisioneiros.
Tanto golpeados pela malícia humana.
Tantos indefesos, tantas almas em estado de pecado e de perdição.

Olha, Virgem bondosa,
O número quase infinito de desventurados que clamam a ti.

Mãe de misericórdia, consolo dos aflitos,
Refúgio dos pecadores, contempla nossa desolação,
Abre os ouvidos de tua bondade e escuta nossas súplicas.

Faz que sintamos os sinais de tua clemência
E que possamos saborear a doçura inefável de teu Coração. ( O.C. VII, 32 )

Saudação de são João Eudes ao Coração de Jesus e de Maria

Salve, Coração santíssimo,

Coração manso,
Coração humilde,
Salve, Coração puro,
Coração entregue
Coração sábio
Salve, Coração paciente,
Coração obediente
Coração vigilante ;
Salve, Coração fiel,
Coração feliz,
Coração misericordioso ;
Salve, Coração muito amoroso de Jesus e de
Maria.

Nós te adoramos,
Nós te louvamos,
Nós te glorificamos,
Nós te damos graças,
Nós te amamos
de todo o nosso coração,
de toda a nossa alma,
com todas as nossas forças ;

Nós te oferecemos o nosso coração,
Nós o entregamos,
Nós o consagramos,
Nós o sacrificamos.
Aceita-o e possui-o totalmente ;

Purifica-o,
Ilumina-o,
Santifica-o,
Para que nele vivas e reines,agora, sempre e por toda a eternidade.
AMÉM.
Saudação a Maria

Ave Maria, filha de Deus Pai.

Ave Maria, mãe de Deus Filho.
Ave Maria, esposa do Espírito Santo..
Ave Maria, templo da Divindade.
Ave Maria, lírio cândido
da resplandecente e imutável Trindade.

Ave Maria, rosa brilhante

da amenidade celeste.
Ave Maria, virgem excelsa e fiel,
que deste à luz e amamentaste o Rei do universo.
Ave Maria, rainha dos mártires,
cuja alma foi traspassada por uma espada de dor.

Ave Maria, senhora do mundo

que recebeste poder sobre o Céu e a terra.

Ave Maria, rainha do meu coração,

mãe, vida, doçura, esperança nossa muito amada.
Ave Maria, Mãe amável.
Ave Maria, mãe admirável
Ave Maria, Mãe de misericórdia.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo.

Bendita és tu entre as mulheres.
Bendito o fruto de teu ventre, Jesus.
Bendito o teu esposo, José.
Bendito o teu pai, Joaquim.
Bendita a tua mãe, Ana.
Bendito o teu filho, João.
Bendito o teu anjo, Gabriel.
Bendito o Pai eterno, que te escolheu.
Bendito o Filho, que te amou.
Bendito o Espírito Santo, que te desposou.
Benditos para sempre todos que te bendizem e te amam.
Amém.



  • WRITINGS OF ST. JOHN EUDES
  • St. John Eudes, August 19
  • Œuvres complètes de saint Jean Eudes
  • ORAR COM S.JOÃO EUDES